A avaliação neuropsicológica é um exame do funcionamento do Sistema Nervoso Central e só pode ser realizada por um psicólogo.
Esta avaliação é feita em quatro etapas, são elas:
1- Entrevista inicial: anamnese com os pais ou responsáveis da crianças ou adolescente. Em casos de adultos, a anamnese é feita com o próprio avaliando. Nesta etapa é feito o levantamento de dados da história de vida e da queixa que levou a pessoa para o processo de avaliação.
2- Testagens e observação clínica: são aplicados testes, questionários e inventários no avaliando. Com crianças e adolescentes, principalmente, são utilizados jogos e brincadeiras para ajudar na observação clínica.
3- Levantamento dos resultados e confecção do laudo: são corrigidos todos os instrumentos padronizados aplicados na etapa 2 e levantamento das observações clínicas. Muitas vezes, há a necessidade de realizar entrevistas com pais novamente, professores, profissionais de saúde e/ou outros familiares para auxiliar no estudo do caso daquela pessoa em avaliação.
4- Entrevista devolutiva: momento em que o psicólogo explicará todo o processo, os resultados e a hipótese diagnóstica/diagnóstico com todos os envolvidos (pais/responsáveis, avaliando e escola (quando houver entrevista com professores).